Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  

Laboratório de Eletroquímica do CCN

O Laboratório de Eletroquímica do CCN trabalha com as seguintes linhas de projetos:

Eletrodeposição de Urânio, actinídeos e materiais de interesse nuclear.

Neste projeto, o motivador central é a produção de alvos de irradiação alternativos para produção de Mo99. Desenvolvem-se eletrodeposições a partir de eletrólitos iônicos e aquosos contendo uranilo que se precipitam sobre substratos de níquel. Acompanha-se o volume eletrodepositado através de contagem radioativa de emissões alfa. Precipitados de urânio contendo traços de Th-234 são avaliados por emissões beta para se determinar a precipitação preferencial desse isótopo que ocorre durante a eletrodeposição pulsada de urânio/uranilo fugindo de seu equilíbrio secular na solução original. Desenvolvimento de eletrodepósitos de níquel sobre urânio metálico para alvos de folha fina. Desenvolvem-se estudos de eletropolimento de urânio metálico.

 

Eletroquímica do Hidrogênio no Programa de Hidrogênio Nuclear:

O projeto de produção de hidrogênio via energia nuclear propõe várias tecnologias, entre elas a eletrólise da água. Desenvolvem-se projetos eletroquímicos no campo de produção de hidrogênio em eletrolisadores alcalinos. São avaliados eletroquimicamente, nesse contexto, materiais utilizado nos diversos sistemas, desde aqueles utilizados nos reatores e combustíveis nucleares até aqueles empregados na construção de eletrolisadores, com relação à corrosão e aos processos inibidores.

 

Análises voltamétricas para determinação de traços de urânio em águas industriais e da rede de distribuição.

Exigências modernas de nível dos traços de urânio em águas industriais requerem níveis de descarte da ordem de 15 microgramas/litro. O laboratório consegue medir níveis da ordem de nanogramas/L de urânio, através de seu analisador voltamétrico de alta resolução, que levam poucos minutos.

 

Equipamentos disponíveis:

 - Potenciostato Metrohm tipo 302SN, com booster de 20A, sistemas acoplados de multiplicação de tensão e coleta de dados na ordem de mega-Hz. Sistema modular acoplado com FRA para análise de impedância eletroquímica.

- Analisador Voltamétrico Metrohm utilizando micro-gotas de mercúrio e de alta resolução para determinação polarográfica até nanogramas por litro das substâncias medidas, normalmente íons metálicos.

- Sistemas periféricos auxiliares: balança analítica de 4 casas; inversor de corrente para eletrodeposição direta e pulsada de alta produção;

- Infraestrutura laboratorial para desenvolvimento de projetos acadêmicos junto à CPG/IPEN, bem como, junto à comunidade científica.

Galeria de Imagens

Eventos