Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Premiações a servidores, pesquisadores e centros de pesquisa encerram avaliação do Plano Diretor

Emoção e reconhecimento marcaram o anúncio aos premiados após avaliação do Plano Diretor do IPEN

O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) do IPEN, Marcelo Linardi, anunciou ao final do Seminário de Avaliação do Plano Diretor do IPEN os centros premiados por seus resultados em 2016 em sete categorias. Além da premiação às unidades de pesquisas, agraciou-se o Servidor do Ano, Pesquisador Destaque e Pesquisador do Ano.

Linardi observou que apesar das adversidades advindas dos cenários externos e internos, o instituto mantém uma média de publicações internacionais acima da média nacional. O número de Pós-Doutorados que se desenvolvem no instituto é um dos fatores para a qualidade e manutenção dos resultados. "É gratificante observar o aumento no número de publicações em periódicos de alto fator de impacto", comentou. O números relacionados à Inovação também foram mencionados. Das 17 cartas patentes apresentadas pela CNEN, órgão que gere o instituto, 14 são provenientes do IPEN. 

Centros de Pesquisa premiados

Na categoria Ensino, o Centro de Biotecnologia (CB) foi o vencedor. O destaque em desempenho em Pesquisa e Desenvolvimento na função Publicações por Doutor foi o Centro de Lasers e Aplicações (CLA), seguido pelo Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) e pelo CB. Na função Tecnologias - Nº de Patentes por Doutor - o vencedor foi o Centro de Célula a Combustível e Hidrogênio (CCCH), seguido pelo CLA e Centro de Tecnologia das Radiações (CTR). O CCCH também foi o vencedor na função Captação de Recursos por projetos iniciados em 2016. 

O Centro de Engenharia Nuclear (CEN) destacou-se em duas funções de Pesquisa e Desesenvolvimento: Relatório Técnico e Prestação de Serviços. O grande vencedor na função Produtos foi o Centro de Radiofarmácia (CR).

Cada centro vencedor receberá o valor de 30 mil reais por premiação. O valor é proveniente de fontes orçamentárias do instituto. O objetivo é estimular a produção técnico-científica de cada unidade e fortalecer a meritocracia.

O CCCH teve expressiva participação em publicações científicas de alto fator de impacto, como a Advanced Materials, Journal of American Chemistry Society, Nature Communications entre outros.

O CQMA foi o centro que mais captou Bolsas, um importante vetor de formação de recursos humanos. Também foi o centro que mais submeteu patentes em 2016.

Prêmios individuais

O Servidor Destaque 2016 foi Paulo de Souza Santos, operador do irradiador multipropósito do CTR. A indicação para o prêmio, um diploma de Menção Honrosa, é feita pelo Centro de Pesquisa e analisada pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA) do IPEN.

Na categoria Pesquisador do Ano, que indica alta produtividade com extrema qualidade, a vencedora foi Eliana Navarro dos S. Muccillo, do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CCTM). Em 2015, Muccillo foi premiada como Pesquisadora Destaque.

O momento mais emocionante aconteceu no anúncio para o Prêmio de Pesquisador Destaque, cuja vencedora foi a biomédica Nanci Nascimento, do CB, falecida em 13 de março de 2017. Nanci foi agraciada in memoriam pelo recorde de titulações, tanto Mestrado quanto Doutorado, em orientações a alunos nos convênios acadêmicos com FMT/TO, ITAAC-Porto Nacional/TO, ITAPAC-Araguaiana/TO, UNIVAÇO/MG, IFRO/RO. A atuação de Nascimento projetou o IPEN e influenciou políticas públicas nas diversas regiões em que atuou com seus orientandos. Sua filha, Virgínia Nascimento, recebeu a menção honrosa das mãos de José Carlos Bressiani, superintendente do IPEN até dezembro de 2016, ano a que se refere as premiações.

Saiba mais sobre o Seminário de Avaliação do Plano Diretor do IPEN

Galeria de Imagens

Eventos