Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN >

Palestra sobre jovens lideranças no setor nuclear

Giovanni Romeiro Conturbia, pesquisador do Centro do Combustível Nuclear (CCN) compartilhará sua experiência e informações discutidas durante o WNU Summer Institute (SI) realizado em entre junho e agosto de 2017

O WNU Summer Institute (SI) é um programa intensivo de treinamento, com duração de seis semanas, realizado anualmente. A edição de 2017 aconteceu em Uppsala, Suécia, de 26 de junho a 4 de agosto. O programa desenvolvido pelos participantes é focado no desenvolvimento de jovens lideranças na área nuclear.

Giovanni Romeiro Conturbia, que ingressou no IPEN em 2010, participou ativamente desse treinamento internacional e compartilhará temas como cultura de segurança, tomada de decisões em ambientes de risco e na indústria nuclear entre outros desafios para o setor. A apresentação será realizada no dia 2 de outubro, segunda-feira, a partir das 14h, no auditório Prof. Rui Ribeiro Franco, 1º andar do prédio de Ensino do IPEN.

O curso ofereceu palestras dinâmicas, apresentações de líderes convidados, visitas técnicas a diversas instalações nucleares e industriais. Também foram desenvolvidos diversos projetos de equipe liderados por algumas das principais autoridades mundiais no tema. Outros assuntos abordados foram a definição global de energia e desenvolvimento sustentável, inovações tecnológicas, regime de segurança internacional, economia e estruturação de projetos.

Sobre o palestrante

Conturbia possui bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 2007. Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação da Profa. Dra. Ana Flávia Nogueira, em 2009. Atualmente é doutorando em Tecnologia Nuclear no IPEN, onde ocupa o cargo de Tecnologista Pleno no CCN. Suas atividades estão voltadas para o desenvolvimento de novos combustíveis nucleares para reatores de pesquisa e no projeto de alvos dispersivos UAIX-Al para produção de Molibdênio-99 em reatores de produtores de radioisótopos, seu tema de doutorado.

Eventos