Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisadora do IPEN participa de Painel Internacional para avaliar e mitigar impactos de gases refrigerantes

Relatório final foi apresentado em Dubai, durante 27a Reunião da Partes do Protocolo de Montreal, e em Paris, na COP-21, encerrada na última sexta-feira, 11.

A pesquisadora  Suely Machado Carvalho, do IPEN, foi convidada pelo governo americano para atuar como co-presidente do Painel Internacional de Peritos do Programa "Alternative Refrigerant Evaluation for High-Ambient-
Temperature Environments: R-22 and R-410A Alternatives for Mini-Split Air Conditioners”. A pesquisa foi realizada no Oak Ridge National Laboratory, em cooperação com o Departamento de Energia dos Estados Unidos e a Casa Branca.

O programa foi iniciado para atender a pedidos de países de alta temperatura ambiente, os quais precisam de equipamentos de ar-condicionado residencial que apresentem melhor eficiência energética do que os comercializados. Devido às emissões e seus impactos no clima, a pesquisa também selecionou Gases Refrigerantes com menor potencial de efeito estufa do que os existentes atualmente no mercado.

Suely, que fez o acompanhamento e verificação dos testes e também o "peer review” do documento final produzido, apresentou o resultado final em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante a 27a Reunião da Partes do Protocolo de Montreal (MOP27) em novembro de 2015.

 "É com muito prazer que compartilho com o IPEN esse relatório. Como co-presidente, participei em diversas reuniões internacionais do Painel e de reuniões semanais com a Casa Branca e o Departamento de Energia dos EUA”, disse Suely, acrescentando que os resultados do relatório foram utilizados na ultima reunião da COP-21, em Paris, para mostrar que existem tecnologias alternativas para o setor de climatizaçāo que podem ser iniciadas ajudando na agenda das ações de mitigação a serem implementadas pelos países que ratificarem o Acordo de Paris.

"Agradeço ao Dr. Bressiani [superintendente do IPEN] pelo apoio, permitindo também levar o nome de nosso instituto nessa área específica de meio ambiente e inovaçāo tecnológica”, concluiu a pesquisadora, que é doutora em Dosimetria de Radiação/Tecnologia Nuclear, pela Purdue University (EUA).

------
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)

Eventos