Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Aldo Rebelo se reúne com representantes de entidades vinculadas ao MCTI

Encontro acontece durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Fonte: MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove, nesta terça (14) e quinta-feira (15), uma reunião de trabalho com a entidades vinculadas à Pasta. O ministro Aldo Rebelo participou da abertura do encontro, que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Aldo Rebelo declarou que pretende, institucionalmente, ter uma vivência muito próxima com cada uma das entidades que compõe as ações do Ministério. "Transformar os convênios e acordos de cooperação feitos pelo MCTI em pesquisas, produtos e serviços é responsabilidade das instituições, são elas que constituem o núcleo do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia", disse o ministro. "É natural que, no âmbito da minha responsabilidade, eu deseje acompanhar de perto os desafios enfrentados para poder ajudar e apoiar os institutos a se desvencilhar das adversidades e problemas de qualquer ordem", disse, citando com exemplo a recomposição do quadro de profissionais e o plano de carreira dos pesquisadores.

A reunião contou com a presença de diretores, presidentes e representantes de 17 entidades vinculadas ao MCTI e das secretarias de Política de Informática (Sepin), de Programas e Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, (Setec) e de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

A secretária executiva da Pasta, Emília Ribeiro, agradeceu a presença dos representantes das entidades de pesquisa e desenvolvimento e reforçou que o encontro é um espaço de diálogo e estreitamento de relações. "Temos a oportunidade de discutir as missões dos institutos e planejar as demandas necessárias para as ações futuras", ressaltou. O subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa, Adalberto Fazzio, que também participa do encontro, ressaltou que o objetivo é criar mecanismos para que institutos, organizações sociais e empresas públicas ligadas ao MCTI "sejam excelência e referência de pesquisa e desenvolvimento do País".

Estavam representados na reunião o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer,  Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Instituto Mamirauá, Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA),  Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Observatório Nacional (ON) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), autarquia vinculada ao Governo do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI).

Eventos