Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Retomada da produção de urânio em Caetité é prioridade, diz presidente da INB

Obras para implantação da nova mina do Engenho devem ser concluídas em um ano.

Fonte: MCTI

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB/MCTI) deram início a mais uma etapa para retomada da mineração e produção do concentrado de urânio em Caetité (BA). Após reunião nesta quarta-feira (23), a expectativa é que sejam concluídas em um ano as obras para abertura da nova mina do Engenho.

Segundo a INB, esta mina tem capacidade para produzir 3,5 mil toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos. Dois contratos para realização dos serviços de infraestrutura foram assinados, e a primeira reunião com a empresa contratada foi realizada na quarta-feira.

"A retomada da produção de urânio em Caetité é nossa prioridade e por isso estamos tomando uma série de providências para que sejam reiniciadas as atividades de mineração e beneficiamento do urânio, do qual tanto precisamos para cumprir nossa missão de garantir o fornecimento do combustível nuclear para a geração de energia elétrica nas usinas nucleares", afirmou o presidente da INB, João Carlos Tupinambá.

Além da abertura da mina do Engenho, a INB também está trabalhando no licenciamento da lavra subterrânea da mina Cachoeira e na ampliação da capacidade de produção da planta industrial de 400 para 800 toneladas por ano de concentrado de urânio.

Eventos