Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

PET/CT em Linfomas: SBMN abre consulta pública para estabelecer critérios na emissão de laudos

Em parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), SBMN busca aperfeiçoar o conteúdo apresentado no laudo dos exames de medicina nuclear aplicados em pacientes onco-hematológicos

Fonte: SBMN

A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) anuncia a abertura da consulta pública "Elementos importantesdolaudo de PET/CT na avaliação de linfoma”, documento constituído em parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

De acordo com Juliano Cerci, vice-presidente da SBMN, pesquisador e coordenador da consulta, o objetivo da iniciativa é aperfeiçoar e, sobretudo, padronizar os resultados expressos nos laudos de "PET/CT” em pacientes onco-hematológicos, com recorte os dois grupos de linfomas: o de Hodgkin e os Não-Hodgkin.

O documento ficará ativo para análise, emissão de opiniões, sugestões e/ou críticas por 30 dias, a contar da data de sua emissão – sendo o período pra interações de 21 de junho a 20 de julho de 2016. Os pareceres devem ser enviados para o endereço de e-mail: julianocerci@sbmn.org.br – sendo inserido no assunto da mensagem: "Retorno Consulta Pública: laudo de PET/CT na avaliação de linfoma”

A consulta pública traz proposições que possam ser aplicadas como uma referência para os diversos serviços de medicina nuclear no país e tem sua base no estudo – "Recomendações para a avaliação inicial, estadiamento e análise de resposta de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin: a classificação Lugano” – publicado em 2014 e consolidado como referência mundial neste campo.

A partir do desfecho da análise do material a SBMN planeja escrever um guideline com um modelo de laudo que contemplea interpretação destes exames (já bem estabelecido na literatura), mas mais importante ainda, com as informações relevantes que devem constar no laudo. "A ideia é tentar obter laudos mais padronizados esistematizados, evitando tanta heterogeneidade. Acreditamos que por meio do consenso de especialistas será possível alcançar este propósito”, esclarece Cerci.

Além de Cerci, a consulta pública foi elaborada por meio da colaboração dos pesquisadores e membros da SBMN e ABHH, os médicos nucleares Celso Darío Ramos, José Cláudio Meneghetti, Jose Flavio Marins, George Coura Filho, Marcelo Tatit Sapienza, Barbara Juarez e Claudio Tinoco Mesquita; e dos hematologistas Nelson Spector, Valeria Buccheri, Irene Biaoli, Carmino Antonio de Souza, Carlos Chiattone e Otavio Baiocchi.

Confira o documento da consulta pública "Elementos importantes do laudo de PET/CT na avaliação de linfoma” – documento_consulta publica_laudo PET em linfomas

Eventos