Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Nova diretoria da Aben toma posse no Clube de Engenharia

Fonte: Aben

Na última terça-feira, dia 6, tomou posse a nova diretoria da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro. Eleita para o biênio 2016-2018, a 18ª Diretoria da Aben tem como presidente a engenheira elétrica Olga Simbalista, que possui mestrado em Engenharia Nuclear e especialização em Termohidráulica de Reatores na Alemanha. Olga Simbalista é uma das mais experientes profissionais do setor, reunindo, em seu currículo, cargos de destaque nas principais empresas e órgãos da área de energia. Os vice-presidentes eleitos são Ivan Pedro Salati de Almeida (1º) e Luciano Pagano Junior (2º), da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul).

A mesa da sessão solene de posse foi composta por Olga Simbalista; Antonio Teixeira e Silva, último presidente (biênio 2014-2016); Leonam dos Santos Guimarães, diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletrobras Eletronuclear; Wilson Paulucci Rodrigues, diretor-presidente do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN), e almirante Wilson Jorge Montalvão.

Em seu discurso de entrega de cargo, o ex-presidente da Aben Antonio Teixeira frisou as dificuldades econômicas no Brasil e no setor nuclear enfrentadas durante sua gestão. "Com um pouco de pesar assistimos, nos dois últimos anos, à descontinuidade de projetos importantes da área nuclear como a construção da usina de Angra 3, do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro na sua fase de detalhamento e outros projetos como em instalações do ciclo nuclear e nas atividades de enriquecimento do combustível nuclear”, lamentou.

Teixeira também lembrou da constante participação da Aben em fóruns e debates nacionais que tratam de temas de interesse do setor, lutando em defesa da energia nuclear, "principalmente pela promoção pacífica da energia nuclear em todas as suas formas de aplicação por meio do seu Programa de Aceitação Pública da Energia Nuclear - Apub”.

O ex-presidente da Aben ainda destacou a satisfação com o sucesso da International Nuclear Atlantic Conference (Inac) 2015, ocorrida em São Paulo. O evento, que congrega o Encontro de Física de Reatores e Termohidráulica (Enfir), Encontro de Aplicações Nucleares (Enan), Encontro da Indústria Nuclear (Enin), Junior Poster Technical Sessions (sessão de pôsteres) e Expoinac, foi marcado pela presença de inúmeras delegações estrangeiras e por debates visando à conscientização da comunidade nuclear e de autoridades governamentais em relação à necessidade de se estabelecer uma política de estado para o setor nuclear.

Antonio Teixeira se mostrou preocupado com a perda de mão de obra do setor nuclear por inúmeras aposentadorias e a falta de programas de reposição de pessoal. Por fim, ele agradeceu a sua diretoria pelo trabalho feito nos últimos anos e desejou sucesso para a nova gestão da Aben.

Com 46 anos de trajetória no setor nuclear, a nova presidente da Aben, Olga Simbalista, falou inicialmente sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres no mercado de Engenharia naquela época e a paixão pelo nuclear. "Depois que temos o primeiro contato com o setor nuclear, ficamos, de certa forma, hipnotizados. A tecnologia nuclear permitiu desenvolver muitos tipos de alimentos, que minimizam a fome no mundo. Ela está presente em quase todos os campos da ciência. Não se faz uma intervenção médica ou odontológica mais complexa sem ser precedida por um raio X, por mais simples que seja. Essa mesma indústria iniciou a fabricação de submarinos nucleares, hoje de importância vital para a defesa da nossa costa, a Amazônia Azul. É um papel extremamente estratégico”, assinalou.

Segundo Olga Simbalista, hoje o parque de geração nuclear no mundo tem 350 gigawatts (GW) de potência instalada, que representa quase três vezes a potência instalada no Brasil, considerando todas as fontes de energia elétrica. Em seu entendimento, os avanços só não foram maiores em virtude da barreira da não-proliferação. Desse modo, a energia nuclear tem um grande campo de crescimento pela frente.

"É nesse contexto que essa diretoria me deu a honra de poder trabalhar junto. Estamos nos propondo a um programa que tem por objetivo dar continuidade às ações em defesa das conclusões do Reator Multipropósito Brasileiro, do submarino com propulsão nuclear, da usina de Angra 3 e das instalações de enriquecimento e conversão de hexafluoreto e da retomada da produção de urânio no país. Também queremos promover debates sobre a importância da energia nuclear no âmbito da matriz energética e articulação com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da qual agora temos um representante em nossa diretoria”, salientou.

De acordo com a nova presidente da Aben, será intensificado o trabalho de aceitação pública e de busca de novos sócios institucionais, tanto do escopo nuclear quanto do setor energético em geral, universidades e institutos de pesquisa. A nova diretoria também pretende aumentar a projeção nacional e internacional dos eventos promovidos pela Aben: Inac, Enin, Enan e Enfir.

"Vamos contribuir para a ampliação, preservação e difusão do conhecimento técnico na área nuclear”, prometeu Olga Simbalista, que encerrou o discurso com o alerta de que, a despeito do crescimento populacional e da entrada no mercado de consumo de uma demanda reprimida - principalmente de países da África -, o pico da demanda per capita de energia deverá ocorrer antes de 2030, havendo uma redução do consumo e ocasionando enormes desafios para as empresas de energia.

Inac 2017

Durante a sessão solene de posse da diretoria da Aben no biênio 2016-2018, o ex-presidente Antonio Teixeira e Silva falou sobre a próxima edição da International Nuclear Atlantic Conference (Inac), da qual será o coordenador-geral. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 27 de outubro de 2017, em Belo Horizonte, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções. O tema será "Energia Nuclear para Projetos Nacionais”.

A 8ª edição da Inac abrangerá o XIII Encontro de Aplicações Nucleares (Enan), coordenado por Margarida Mizue Hamada (Ipen/Cnen); o XX Encontro de Física de Reatores e Termohidráulica (Enfir), coordenado por Maria de Lourdes Moreira (IEN/Cnen); o V Encontro da Indústria Nuclear (Enin), coordenado por João da Silva Gonçalves (INB); a Junior Poster Technical Sessions, coordenada por Ricardo Barros (Uerj) e a Expoinac, coordenada por Edson Kuramoto (Eletronuclear). O site da Inac 2017 entrará no ar em janeiro.

Diretoria Aben 2016-2018

Além da presidente Olga Simbalista e dos vice-presidentes Ivan Pedro Salati de Almeida (1º) e Luciano Pagano Junior (2º), a diretoria da Associação Brasileira de Energia Nuclear no biênio 2016-2018 é composta pelo tesoureiro Roberto Cardoso de Andrade Travassos, 1º secretário Rogério Arcuri Filho, 2º secretário Paulo Roberto de Souza e vogais Antonio Teixeira e Silva, André Luiz Rodrigues Osório, Alice Cunha da Silva e João da Silva Gonçalves. O Conselho Fiscal é formado por Marcelo Gomes da Silva, Maria de Lourdes Moreira, Ronaldo Barata de Andrade, Noriyuki Koishi, Margarida Mizue Hamada, Hugo Cesar Resende, Mércia Liane de Oliveira e Marcelo Melo Moraes.

Eventos