Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias >

Momento histórico: SBMN firma convênio com a CNEN

Fonte: SBMN

A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), representada pelo presidente Juliano Cerci e pelo Diretor de Ética e Defesa Profissional, Celso Darío Ramos (presidente da SBMN nos biênios 2011-2012 e 2013-2014), tem o prazer de anunciar que assinou, na tarde desta terça-feira (6) o acordo de cooperação bilateral com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O documento prevê o fortalecimento da proteção radiológica e segurança nas atividades nucleares. O encontro aconteceu na sede do CNEN, no Rio de Janeiro, que foi representada pelo presidente Paulo Roberto Pertusi, e o vice-presidente do órgão, Alexandre Gromann de Araújo Góes. "Esse é um momento histórico para a SBMN, além da anuência da Associação Médica Brasileira (AMB), passamos a ter um acordo formalizado com esse importante órgão federal”, comemorou Juliano Cerci no momento da assinatura. "Quero agradecer o empenho de todos para vivermos esse momento tão especial para a SBMN, iniciado na gestão do Darío”, completa.

Como órgão regulador das aplicações sociais de energia nuclear no Brasil, cabe à CNEN licenciar e controlar práticas de medicina nuclear no que diz respeito à proteção radiológica. Assim, o acordo abre a possibilidade de uma série de ações práticas já acertadas entre as entidades, como a avaliação conjunta de competências exigidas de responsáveis técnicos de serviços de MN. As entidades também atuarão em parceria nos processos de habilitação de médicos nucleares.

A assinatura do acordo prevê ainda reuniões periódicas entre as entidades para que, juntas, atuem no desenvolvimento de pesquisas, instrumentos científicos e técnico-administrativos que permitam levar os benefícios da especialidade nuclear a um número maior de pessoas.

Eventos