Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  

Laboratório de Microscopia e Microanálise - LMM

          O Laboratório de Microscopia e Microanálise (LMM) é um laboratório multiusuário, localizado no Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CCTM) do IPEN e sua infraestrutura permite a caracterização microestrutural e elementar de diferentes materiais como cerâmicas, metais, polímeros e compósitos desenvolvidos no IPEN.

GALERIA DE IMAGENS




INFRAESTRUTURA:

ØMicroscópios Eletrônicos:

  • Microscópio eletrônico de varredura (SEM), modelo TM3000, marca Hitashi, com detector de espectroscopia de energia dispersiva (EDS) acoplado.
  • Microscópio eletrônico de varredura (SEM), modelo XL-30, marca Phillips, com detector de espectroscopia de energia dispersiva (EDS) acoplado.
  • Microscópio eletrônico de varredura com canhão de emissão de campo (SEM-FEG), modelo JSM-6701F, marca Jeol, com detector de espectroscopia de energia dispersiva (EDS) acoplado.
  • Microscópio eletrônico de transmissão (TEM), modelo JEM-2100, marca Jeol, com detector de espectroscopia de energia dispersiva (EDS) acoplado.


USUÁRIOS:

        O LMM faz análises para pesquisadores e alunos do IPEN e colaboradores de outras universidades ou institutos de pesquisa que desenvolvam projetos de pesquisa em conjunto com pesquisadores do IPEN, segundo as normas* de utilização do laboratório.

        Para pesquisadores e alunos de universidades, institutos de pesquisas, empresas privadas ou públicas que sejam externos ao IPEN, o LMM faz análises na forma de prestação de serviço, sendo que a utilização dos equipamentos é cobrada por hora. Para maiores informações, favor entrar em contato conosco.

*Normas gerais de utilização - LMM:

ØProjeto de pesquisa:

      Todos os usuários devem apresentar um projeto de pesquisa por aluno/pesquisador para cada microscópio que se tenha interesse em utilizar, justificando sua necessidade. A utilização dos equipamento estará condicionada à análise e aprovação deste projeto. O projeto, de aproximadamente 1 página, deve conter título, citar se é um projeto de mestrado, doutorado, ou pós-doc, eventuais fontes de financiamento, tempo previsto de duração do projeto, nome do requisitante, se não for o responsável pelo projeto, também o do orientador ou supervisor, equipe diretamente envolvida, um pequeno resumo do projeto, qual o objetivo da análise justificando a requisição de utilização do equipamento, descrição do tipo de amostra (particulado, sinterizado, laminado, solda, corrosão, etc), e outras informações que se julgar pertinente à análise. Os projetos só serão aceitos se relacionado a pesquisas desenvolvidas no IPEN, devem ser assinados por um pesquisador contratado do IPEN e entregues ao responsável pelo laboratório, para análise.

ØAmostras:

A preparação das amostras é responsabilidade do usuário. Enfatizando que, amostras bem preparadas facilitam a análise, diminuem o tempo de observação, além de serem mais representativas para a pesquisa do usuário.

O número de amostras a ser analisada por sessão varia de acordo com o microscópio a ser utilizado: SEM convencional (XL30): 4 amostras; SEM-FEG (JSM-6701F): 2 amostras; TEM (JEM2100): 2 amostras.

ØAgendamento:

O agendamento/entrega de amostras deve ser feito diretamente com os técnicos responsáveis pelos equipamentos, após a aprovação dos projetos.

ØOperação dos equipamentos/treinamento de usuários:

A operação dos equipamentos é feita somente pelos integrantes da equipe do laboratório ou usuários  treinados** no caso do SEM-TM3000 (**de acordo com as regras de utilização do SEM TM3000).
 
Microscópio Eletrônico de varredura com canhão de emissão de campo
SEM-FEG
JSM-6701F - Jeol




Especificações SEM

Ø     Resolução de imagem de elétrons secundários (SEI):

  • 1,0 nm (com tensão de aceleração de 15 kV)
  • 2,2 nm (com tensão de aceleração de 1 kV)
  • Tensão de aceleração (ACC. V.): 0,5 a 30 kV
  • Corrente do feixe: da ordem de 10-13 a 2x10-9 A
  • EDS: Thermo-Noran
 
Microscópio eletrônico de transmissão
TEM
JEM 2100 - Jeol
 




Especificações :

ØFonte de elétrons termiônica de LaB6 
ØResolução: 0.25 nm ponto a ponto
ØTensão de aceleração: 200KV
ØInclinação da amostra: ±30°

ØSpot size:

20 – 200nm (modo TEM)
1.5 – 25 nm (EDS)
ØImagem: Camera Gatan
ØEDS: Thermo-Noran
ØOperação em modo STEM
ØPorta-amostras:
single tilt
double tilt de Berílio
 



Equipe  do LMM:

  
Nome Função Contato
Dra. Larissa Otubo     Pesquisadora Coordenadora    larissa.otubo@ipen.br
Dra. Ana Lúcia E. Godoy    Pesquisadora Gerente de Qualidade    analucia@ipen.br
Nildemar A. M.Ferreira    Técnico de Microscopia eletrônica de transmisssão    namferre@ipen.br
Celso Vieira Morais    Técnico de microscopia eletrônica de varredura    cvmorais@ipen.br
Dra. Flavia R.O. Silva    Técnica de microscopia eletrônica de varredura e transmissão    frsilva@ipen.br
Msc. Glauson A. Machado   Técnico de microscopia eletrônica de varredura    gmachado@ipen.br
Dileusa A. S. Galissi    Técnica  de microscopia óptica e metalografia    dgalissi@ipen.br


ØComissão de usuários:
A comissão de usuários é composta por 2 membros da equipe do LMM, 3 membros do CCTM e o diretor do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do IPEN:
Dra. Larissa Otubo
Dra. Ana Lucia Exner Godoy
Dra. Ana Helena de Almeida Bressiani
Dr. Waldemar Monteiro
Dr. Lalgudi Ramanathan
Dr. Marcelo Linardi
 


 
 

Eventos