Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

DESENVOLVIMENTO  
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Abertas as incrições para lista de espera de bolsas de Iniciação Científica

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares informa que se encontram abertas até o dia 25 de fevereiro as inscrições para o processo de seleção de bolsistas de Iniciação Científica, para os Programas CNPq/PIBIC e CNEN/PROBIC, nas áreas de Biologia, Biomédicas, Bioquímica, Ecologia, Engenharia, Farmácia, Física, Odontologia, Química e áreas correlatas. O público alvo são alunos de graduação em nível superior, e a concessão do benefício, no valor de R$ 400,00, tem vigência entre 01 de março a 31 de julho de 2016, com possibilidade de renovação.

É condição para os orientadores solicitantes o título de doutor ou perfil equivalente. Além disso, deve integrar o quadro de servidores da CNEN, comissionado ou colaborador com vínculo formal em atividade, em algum Instituto. O edital também exige que o pesquisador tenha expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área. Caberá ao orientador escolher e indicar o aluno com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas.

Do candidato à bolsa, o edital exige que esteja regularmente matriculado em curso de graduação no país e apresente bom desempenho acadêmico, comprovado pelo histórico escolar. O aluno deve estar com seu currículo inscrito na Plataforma Lattes do CNPq, não pode ter vínculo empregatício e obrigatoriamente deve dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa. Entre suas atividades, deve apresentar o seu trabalho, sob a forma de pôsteres, resumos e/ou painéis e apresentação oral, no Seminário Anual organizado pela CNEN.

Quanto ao plano de trabalho do bolsista, deverá estar vinculado a um projeto constante das linhas de pesquisa da CNEN, devendo demonstrar que o mesmo terá acesso a métodos e processos científicos e apresentar um cronograma de atividades por um período de 12 (doze) meses. O projeto de pesquisa ao qual o bolsista estará vinculado deverá ter aprovação de um Comitê de Ética, para as pesquisas que envolvam seres humanos, e apresentar o Certificado de Qualidade em Biossegurança quando envolver produtos transgênicos (Decreto 1752/95). No caso de pesquisa envolvendo animais, o projeto deve ser submetido ao Comitê de Ética no Uso de Animais do IPEN.

Os documentos exigidos são: CV Lattes impresso do candidato e do orientador (contendo as publicações, orientações concluídas e registro de patentes ou softwares); Histórico escolar analítico atualizado (2º semestre/2015); Comprovante de matrícula no curso de graduação; as ficha de inscrição e de cadastro PIBIC/PROBIC anexa ao Edital; o plano de trabalho detalhado e individualizado, com respectivo cronograma de execução (modelo no Edital); e o projeto de pesquisa proposto pelo orientador.

Todos esses documentos devem ser encaminhados em envelope lacrado, identificado com a ficha de inscrição anexa colada por fora do envelope, sendo um envelope para cada solicitação de bolsa. O local de entrega é o Centro de Ensino e Informações (CEI/IPEN) – sala 205 – 2º andar / sala 128 – 1º andar. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: ilze@ipen.br /gen01@ipen.br.

A apresentação dos documentos indicados é imprescindível para a análise do pedido. A ausência de qualquer documento acarretará na desclassificação do candidato. Esse edital destina-se ao preenchimento de vagas e recomposição da lista de espera para a implementação de bolsas até julho de 2016.

Veja o edital completo aqui.

 


Eventos